Um ano da tragédia climática do Rio Grande do Sul e a importância da colaboração do Comitê de Gestão de Crise do Crea-SC na mitigação e avaliação dos impactos 73a4o
26b73
Entre os meses de abril e maio de 2024 o estado do Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores tragédias climáticas do país, com enchentes catastróficas que afetaram milhares de famílias, destruíram cidades e tiveram impactos profundos na vida das pessoas. Essa realidade revelou a urgência de integrar conhecimentos técnicos de engenharia para prevenção, resposta e reconstrução. O Crea-SC atuou na época e continua trabalhando com responsabilidade e compromisso, oferecendo apoio técnico em emergências por meio de seu Comitê de Gestão de Crise.

Profissionais do Comitê de Gestão de Crise durante homenagem na ultima edição da Medalha do Mérito Catarinense
“Destacamos e agradecemos a atuação do Comitê e participação voluntária de nossos profissionais à época, além de todos os voluntários envolvidos”, diz o presidente Kita Xavier. “Os profissionais demonstraram sua força e conhecimento técnico na resposta às enchentes e tiveram um papel crucial para mitigar os impactos e encontrar soluções”.
O coordenador do Comitê, eng. Jackson Jarzynski explica que o trabalho é realizado em parceria com municípios, defesa civil e instituições públicas, fornecendo diagnósticos e orientações para identificar riscos e tomar decisões seguras.
“Ajudamos a reconstruir e prevenir futuras tragédias. Nossa prioridade é a segurança da população e a sustentabilidade das soluções. Juntos, podemos criar cidades mais resilientes e preparadas para enfrentar desafios”.

Profissionais de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e voluntários ao final das ações
Ações no RS – Através do Comitê de Gestão de Crise o Crea-SC elaborou um plano de ação imediata para auxílio ao estado vizinho, atuando com 23 profissionais de Santa Catarina, em parceria com 10 profissionais do Paraná e mais 150 voluntários envolvidos na ação.
Foram 97 laudos gerados visando o reestabelecimento com segurança das atividades em escolas (38), unidades básicas de saúde (14), hospitais (3), Bombas de drenagem (4) e outras estruturas, além da emissão de Arts humanitárias. Em julho de 2024 foram entregues 40 laudos de escolas para a Secretaria de Educação de Canoas-RS. Foi prestado também auxílio técnico emergencial para avaliação das condições geotécnicas das encostas e dos deslizamentos que afetaram o município de Santa Tereza/RS.
O Comitê foi instituído em 2023, e desde então o Crea-SC acolhe à diversas ocorrências resultantes das enchentes e outros eventos climáticos, tanto em Santa Catarina quanto em estados vizinhos, colocando seu corpo técnico à disposição da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
O grupo de profissionais e a defesa civil do estado foram homenageados pelos serviços prestados na última edição da Medalha do Mérito do Conselho. O Comitê teve ainda o trabalho reconhecido pelo Crea-RS e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.